quinta-feira, 1 de agosto de 2013

PlayStation 4 vs Xbox One – O poder das consolas de nova geração



Uma comparação direta entre o poder das consolas é sempre algo polémico, no entanto o hardware e o que este é capaz é sempre algo importante e portanto irei comparar as especificações da PlayStation 4 com as 
da Xbox One e no final referir qual a melhor no geral.
Começando pela arquitetura, as duas consolas partilham da arquitetura x86 com processador AMD Jaguar de 64 bits com 8 núcleos a 1,6 Ghz, já a placa gráfica é baseada na arquitetura Radeon série 7xxx e ambas têm um total de 8GB de RAM.
A consola da Sony oferecerá 8 núcleos dos quais 6 deles estarão disponíveis para os jogos e os restantes para funções da PS4 e na consola da Microsoft o caso é parecido, há também 8 núcleos embora apenas 6 deles estarão disponíveis para jogos, enquanto que os restantes 2 serão dedicados a funções “box” e processamento do novo Kinect.
Em relação às placas gráficas (GPU), ambas da AMD, foram personalizadas pela Sony (principalmente) e pela Microsoft. Começando pela Xbox One, a sua placa gráfica era capaz de um total de 800 Mhz resultando em 1,23 Teraflops, no entanto a Microsoft revelou que depois da E3 2013 aumentou o “overclock” da sua consola para 853 Mhz, mudando os Teraflops para 1,24, havendo um total de 1,1 Teraflops dedicados aos jogos e o restante às funções box. Sabe-se ainda que a Xbox One terá 12 Compute Units, 768 Shader Units, 16 ROPS e que a Microsoft acrescentou uma cache de 32MB ESRAM no chip da placa gráfica, algo tecnicamente complexo.
Já a Sony alterou radicalmente a placa gráfica da AMD para conseguir um resultado melhor. A PS4 será capaz de 800 Mhz, 18 Compute Units, 1152 Shader Units, 32 ROPS e um total de 1,84 Teraflops. A placa gráfica da AMD aceita em simultâneo 1 fonte de comandos gráficos e 2 fontes de comandos genéricos, no entanto a Sony aumentou a capacidade de aceitação de comandos genéricos para 64 fontes, porque a companhia nipónica quer que o GPU possa efetivamente auxiliar o CPU de uma forma mais eficaz. Depois havia a questão das caches do GPU necessitarem de ser limpas sempre que há uma troca entre processamento genérico e processamento gráfico, e a Sony simplesmente evitou isso com a inclusão de um canal de comunicação directa do GPU para a RAM sem passar pelas caches, o que permite aceder aos dados do CPU e vice-versa sem penalizações e limpezas de caches. O canal possui uma largura de banda de 20GB. Apesar deste processo ser muito mais complicado na Xbox One porque não tem este dito canal e ter que passar pelas limpezas de caches, será igualmente possível a mistura dos dois tipos de comandos (genéricos e gráficos) sem penalização na limpeza de caches.  Sendo assim o hardware da PlayStation 4 é 40% mais rápido e eficaz que o da Xbox One.



Falando agora da RAM, a PlayStation 4 tem um total de 8GB de RAM GDDR5 e a Xbox One um total de 8GB de RAM DDR3. O GDDR5 é mais caro, mas oferece uma maior velocidade e, segundo alguns especialistas, uma maior fiabilidade. A própria AMD admitiu que o GDDR5 era superior ao DDR3, embora o seu maior problema seja a latência.
No entanto poderão ficar descansados porque Mark Cerny, arquiteto da PlayStation 4, revelou que personalizaram o GDDR5 e que a latência é equiparável ao DDR3, ou seja, sendo assim é superior em tudo e inferior em nada.
Também se sabe que a Xbox One terá 5GB de RAM dedicados para os jogos e 3GB de RAM dedicados ao sistema operativo, enquanto que a PlayStation 4 terá, pelo o que várias fontes fidedignas referiram, 6GB de RAM dedicados para jogos e 2GB dedicados para o sistema operativo.
Em relação ao Cloud, a grande diferença neste caso está no Marketing. A Microsoft está a apostar bastante no Cloud Computing e a falar bastante sobre isso, já a Sony tem consciência que isso é algo que pode beneficiar determinadas coisas, mas que não é nada por aí além. É sabido que para se usar o Cloud Computing é necessário uma ligação à internet e que a velocidade da mesma pode beneficiar ou prejudicar a qualidade desse serviço, mas o Cloud Computing pode ser usado para a Inteligência Artificial, Linking, matchmaking, físicas, etc.
E não, Cloud Computing não gera melhor grafismo. Isso é um mito que quero deste já esclarecer. Cloud Computing ao ser usado num determinado jogo está a poupar alguns recursos da consola, recursos esses que depois podem ser usados no CPU ou então com a mistura de comandos genéricos e gráficos dar um ligeiro aumento no grafismo, mas o Cloud Computing não gera grafismo.

A PlayStation 4 terá também Cloud Computing e fará exatamente o mesmo que o Cloud Computing da Xbox One. A diferença aqui é que a Microsoft tem 300 mil servidores, certamente mais que a Sony (não se sabe quantos é que terá), no entanto a PS4 terá Cloud Gaming, já a Xbox One não terá tal coisa.
O Cloud Gaming poderá ser usado para várias coisas, mas de momento a Sony usa esse serviço para que se possa jogar os títulos da PlayStation 3 na PlayStation 4 digitalmente. Não se sabe se haverá custos extra para quem quiser jogar os títulos PS3 na PS4.  

Concluindo, as consolas de próxima geração da Sony e Microsoft chegarão ao mercado no final deste ano e até lá ambas as companhias melhorarão certamente as suas consolas, aumentando ligeiramente uma ou outra coisa, mas nada de radical ou que possa mudar aquilo que já foi feito e que levou anos a ser feito. Sendo assim não há dúvidas, a PlayStation 4 tem uma arquitetura mais acessível e é mais poderosa que a Xbox One. 

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